O verão chegou e com ele muita gente sofre em casa. Nos meses mais quentes, é tentador acionar o ar-condicionado ou deixar o ventilador ligado o dia todo na cara. Mas, esses não são os únicos truques para refrescar a casa. Existem muitas maneiras de proteger sua casa do calor sem aumentar sua conta de energia e nem prejudicar o meio ambiente. Confira as dicas abaixo e coloque em prática hoje mesmo!
Por mais tentador que seja abrir as janelas ao primeiro sinal de calor, é um plano que pode sair pela culatra. Para manter sua casa fresca, você precisa manter o ar quente do lado de fora, então isso significa manter as janelas – especialmente as voltadas para sol – fechadas e cobertas com persianas ou cortinas durante o dia. Depois, à noite, quando a temperatura baixar, você pode abrir tudo para dar uma boa arejada em sua casa.
Mas se tudo ficar um pouco quente durante o dia e você realmente precisar abrir uma janela, certifique-se de fazer isso de uma forma que favoreça uma corrente de ar – o ar em movimento é mais frio do que o ar parado. Isso significa abrir janelas em lados opostos da casa e manter as portas abertas para que o ar possa passar livremente. Mas mantenha as cortinas fechadas para evitar qualquer luz solar direta incidindo.
Deixar tigelas de água espalhadas pela casa pode parecer um pouco desesperado, mas fazer isso pode ajudar a resfriar o ar quente. Da mesma forma, as árvores e as plantas agem como condicionadores de ar naturais e bombeiam umidade para a atmosfera, então considere investir em uma bela planta de casa para ajudar em seus esforços. Apenas lembre-se de regá-la!
Uma quantidade surpreendente de calor é gerada pelos aparelhos da casa, e desligá-los pode ajudar a evitar ganhos internos de calor. Desligue-os quando não estiverem em uso (não apenas os deixe em espera) e certifique-se de que a parte traseira das geladeiras e freezers tenham bastante espaço para ventilação – esses aparelhos podem gerar muito calor desnecessário para um cômodo.
Além disso, as lâmpadas incandescentes convencionais geram luz de forma bastante ineficiente, liberando até 90% de sua energia como calor residual no processo. Mude para lâmpadas de baixo consumo para reduzir o superaquecimento (além de economizar dinheiro com a conta de energia).
As cortinas blackout bloqueiam a luz do sol, isolando naturalmente os cômodos em que estão instalados. O ideal é optar por cortinas de cor neutra com suporte de plástico branco para reduzir o ganho de calor em até 33%.
Você pode repaginar, redecorar a sua casa e ainda aproveitar para deixá-la mais arejada e refrescante para os dias quentes. Uma dica super simples, mas que faz total diferença é investir em cores claras em paredes, móveis e fachadas. As cores claras absorvem menos calor e cômodo às outras iniciativas, pode deixar o ambiente mais fresco, além de mais clean e tranquilo.
Veja também nosso artigo sobre “rodapé branco suja muito?” e confira essa excelente opção para se ter em casa. Aqui também você encontra alguns revestimentos na cor branca para inserir nos cômodos da sua casa.
Outra dica de como deixar a casa mais fresca é usar tecidos leves, com trama natural, que permitem um toque macio e refrescante. É o caso do linho e algodão.
Para usufruir uma noite de sono mais relaxante, você pode aplicar esses tecidos nas roupas de cama.
Na verdade, se você mora em um local onde há calor intenso, o correto é evitar os revestimentos sintéticos (como camurça e veludo) nos sofás e nas almofadas. Mas, se o sofá já tiver algum desses revestimentos, nem tudo está perdido — basta forrar ele com uma capa.
Durante os meses de verão, as temperaturas podem cair durante a noite. Se for esse o caso de onde você mora, aproveite ao máximo essas horas revigorantes abrindo as janelas antes de ir para a cama. Deixe as janelas abertas durante a noite para que o vento fresco entre na sua casa e renove todo o ar. Lembre-se de fechar logo ao acordar para não aquecer tudo de novo.
Se você alguma vez precisou de motivação para aderir a lâmpadas fluorescentes compactas, esse é o momento. As lâmpadas incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem, então trocá-las fará uma pequena diferença para resfriar sua casa e, ao mesmo tempo, reduzir sua conta de luz.
Gostou das dicas para amenizar o calor? O que mais você faz para se refrescar dentro de casa? Conte pra gente! Se gostou, compartilhe!