Quando usar rodapé invertido?

cores de rodapé
Cores de Rodapé: Qual Devo Escolher?
18 de setembro de 2020
acessórios para revestimento
Acessórios para revestimento: o que é necessário para instalar?
18 de novembro de 2020
Exibir tudo

Quando usar rodapé invertido?

rodapé invertido

O rodapé invertido é uma das tendências de arquitetura mais recentes. Essa opção de acabamento difere dos rodapés tradicionais, mas pode fazer total sentido dependendo da sua ideia de projeto. Tudo é uma questão de perspectiva e intenções.

Se o intuito for criar um ambiente com um visual diferente, intimista e que agregue muito valor, essa pode ser uma excelente escolha. Com o rodapé invertido é possível criar diversas composições. 

Qual a diferença do rodapé tradicional para o invertido? 

O rodapé tradicional, como você já sabe, é instalado por cima da parede, de encontro ao piso. Com essa instalação cria-se um relevo no visual. 

A proposta do rodapé invertido é diferente, já que envolve um “rasgo” na parede e ele é fixado nesse encaixe. Esse modelo propõe oferecer um visual contínuo, sem mudanças de relevo. 

O rodapé invertido surgiu para mudar a lógica de uso da peça, tornando-se uma opção mais ousada. Durante a construção, as paredes recebem um pequeno recorte próximo ao piso para encaixar esse tipo de rodapé. Sua geometria protege as bordas inferiores da parede contra agressões do cotidiano. 

Por que devo escolher rodapé invertido? 

Se sua intenção principal é oferecer um visual super moderno, considere essa opção. Isso porque a ideia principal desse tipo de produto é causar a impressão de que a parede está flutuando, já que a base é recuada. Veja também outras inspirações de rodapés modernos.

Outro motivo para escolher esse rodapé é se você for reformar espaços menores. Essa pequena abertura traz sensação de amplitude no ambiente, fazendo com que seu espaço se torne mais valorizado.

Uma vantagem para escolher o rodapé invertido é o fato de ser versátil, uma vez que, por não fazer ligação entre parede e piso, não restringe a escolha de revestimento. Dessa maneira, no futuro a pessoa poderá trocar o piso sem se preocupar em ter de substituir o rodapé. 

Como instalar? 

rodapé invertido

O rodapé invertido deve ser instalado na fase da construção, diferente do modelo tradicional que pode ser facilmente aplicado na fase final. Outra coisa importante para ressaltar é que será necessário adicionar dimensões do rasgo conforme o manual de instalação. 

O acabamento deve ser perfeito, causar o efeito flutuante de forma natural, por isso a importância de contratar uma equipe especializada para correta instalação. 

Dica: esse tipo de rodapé exige uma iluminação especial para dar mais destaque e valorizar o item, além de melhorar o aproveitamento do espaço. 

Confira o revestimento multilinha, que também traz conceito moderno e eleva os espaços através de aplicação de painéis. 

Uma outra sugestão de instalação é nas escadas de alvenaria, pois irá evidenciar ainda mais o efeito flutuante. 

Como é feita a manutenção? 

Como esse rodapé, por ser invertido, não protege quinas e junção da parede, os cuidados para evitar impactos devem ser redobrados. A limpeza deve ser mais frequente, dependendo das condições do ambiente e do tamanho do rodapé, pois o recuo pode acumular mais sujeira. Mas, uma vantagem é que pelo material ficar escondido, ele tem uma durabilidade maior. 

Em busca de mais sustentabilidade, o rodapé invertido de alumínio é uma excelente opção. Ele é especialmente durável e é algo com visual moderno e com diversas possibilidades.

Neo: rodapé invertido com muito estilo 

NEO é uma coleção de produtos metálicos da Santa Luzia que traz esse conceito. Trata-se de uma coleção tecnológica, com materiais resistentes e acabamentos impecáveis, desenvolvida para trazer soluções inovadoras a problemas contemporâneos.

A coleção traz também os terminais de acabamento e cantoneiras metálicas, acessórios projetados para resistir. Entregando acabamento perfeito, oferecem uma solução prática, sem abrir mão da estética marcante da coleção.

Em duas opções de acabamento (branco e preto), durante a construção, as paredes recebem um pequeno recorte próximo ao piso para encaixar o perfil de alumínio. Sua geometria permite a proteção das bordas inferiores das paredes, evitando deixá-las expostas a agressões do cotidiano.

Os rodapés também variam em cores e, para melhorar, contam com espaço para a instalação de fitas de LED. Com isso, é possível ter uma aplicação rápida, com ótimo acabamento e que pode ser complementada pela iluminação.

Terminais de acabamento metálico 

Ocultando emendas nos encontros de barras de rodapés em cantos externos, os terminais oferecem a proteção extra do metal contra os inúmeros impactos do dia-a-dia, evitando a deterioração dos rodapés.

Cantoneiras metálicas 

Em duas cores, oferecem um ótimo acabamento, são indicadas para proteger e proporcionar maior segurança contra a quebra ou desgaste das quinas de paredes.

Se você tiver interesse nessa linha de produto para decorar sua casa ou empresa, entre em contato conosco.

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

     

    Os comentários estão encerrados.

    Open chat
    Posso ajudar?