10 Ideias de Decoração Clássica para Apartamento Pequeno

Rodapé Branco Suja Muito? Saiba Tudo Sobre Isso!
23 de outubro de 2019
rodapé em poliestireno
Rodapé em poliestireno: por que escolher esse material?
12 de dezembro de 2019
Exibir tudo

10 Ideias de Decoração Clássica para Apartamento Pequeno

decoração clássica para apartamento

Uma decoração clássica para apartamento pode trazer um novo charme ao seu espaço. Mesmo que você tenha um apartamento pequeno, saiba que é possível criar uma decoração clássica e ainda trazer a sensação de amplitude do seu espaço com pequenas mudanças.

Um dos principais erros quando as pessoas fazem uma decoração clássica para apartamento pequeno é pensar apenas na questão funcional e não no design. Por mais que seu apartamento tenha pouco espaço, ele pode refletir sua personalidade e trazer um toque de estilo.

A dica mais importante ao realizar uma decoração clássica para apartamento é procurar trazer mais equilíbrio e também itens indispensáveis que atendam às suas necessidades funcionais, sem deixar de lado a estética. Abaixo você confere algumas dicas para começar a aplicar na sua casa:

1. Divida os espaços do apartamento

Em um primeiro momento, você pode procurar separar e delimitar as áreas diferentes da sua casa. Por mais que seu apartamento não tenha divisórias ou cômodos bem separados é importante fazer composições e adicionar móveis que tragam uma definição mais sólida do espaço. 

Procure fazer o melhor que você pode para atribuir a cada área uma finalidade específica. Você pode utilizar elementos de decoração que tenham a ver com seus gostos e hobbys para dividir espaços, bem como adicionar plantas que não ocupam muito espaço e criam diferenciação do ambiente. 

No caso de ter um único espaço no apartamento sem divisórias você pode utilizar o mesmo rodapé em todas as paredes, além de procurar cores mais claras que trazem mais sensação de amplitude.

2. Móveis funcionais com dupla funcionalidade 

Na decoração clássica para apartamento pequeno leve em consideração que cada centímetro conta, por isso você deve aproveitar ao máximo os espaços investindo em móveis que tenham dupla funcionalidade. Uma ideia para o quarto, por exemplo, é obter um sofá cama, que pode ser usado para dormir ou assistir TV, uma cama baú para guardar coisas, uma mesa bancada ou embutida na parede para otimizar espaços.

Indiferente da escolha, tenha em mente que é necessário escolher peças que tenham o tamanho apropriado. Muitas lojas podem apenas oferecer produtos de dimensões maiores, por isso é importante procurar lojas especializadas que oferecem outros tipos de opções para micro espaços.

3. Identifique espaços inutilizados

É bem provável que você tenha espaços “mortos” ou vazios no apartamento que não estejam sendo utilizados com todo potencial que deveriam. Por exemplo, procure por espaços que possam ser utilizados para armazenar coisas e tenham um propósito. Paredes em branco que não estejam sendo usadas podem abrigar novos itens decorativos ou uma área de trabalho, por exemplo.

Uma outra ideia para um espaço inutilizado é criar um mini bar ou uma pequena estante de livros ou com souvenires de viagem.

4. Explore a horizontal e vertical

Ao planejar a decoração clássica para apartamento pequeno vale a pena pensar na decoração horizontal, que é a mais comum, mas também na vertical. Utilizar as paredes para colocar coisas na vertical pode otimizar muito o espaço e obter o máximo de armazenamento em um pequeno espaço.

Uma ideia muito irreverente é utilizar os espaços nas paredes para colocar móveis dobráveis, sejam mesas e camas, essa é uma tendência que vem sendo mais explorada em espaços pequenos.

5. Invista em organizadores

Adquira organizadores para colocar os seus pertences que não são utilizados o tempo inteiro. Não deixe as coisas espalhadas pela casa. Procure deixar tudo devidamente organizado. Um ambiente espaçoso quando está bagunçado já passa uma impressão de um espaço menor. Agora imagine um espaço que já é pequeno quando está fora de ordem. Fica ainda pior….

Uma ideia é colocar cabides para pendurar sapatos atrás da porta ou com bolsões para guardar outras coisas. Use caixas e cestas para guardar seus pertences. Procure criar o hábito de sempre voltar tudo para o seu devido lugar depois de usar e isso tornará muito mais simples manter o seu apartamento em ordem.

6. Cuidado com a paleta de cores 

A escolha de paleta de cores claras pode ajudar a manter o ambiente mais leve, menos carregado e com a sensação de mais espaço. Cores escuras ou com muita estampa parecem ser menor aos olhos e mais compactos, já cores claras ampliam as coisas à volta.

Se você é uma pessoa que gosta de cor, você pode escolher móveis mais coloridos para trazer um ponto de contraste e mais vida ao seu apartamento. Procure colocar esse ponto de cor em um único lugar do seu apartamento, pois espalhar pela casa toda pode causar a sensação contrária de confinamento.

7. Adicione curvas com móveis e decoração 

Como a maioria dos apartamentos pequenos tende a ter a forma de uma caixa, use seus móveis para adicionar algumas curvas. Os móveis curvos trazem mais dinamismo e menos monotonia aos espaços. Pense em usar uma mesa de jantar redonda ou um sofá e uma cadeira com lados angulares, por exemplo.

Depois de encontrar peças que atendem às suas necessidades e estilo pessoal, procure por objetos e acessórios decorativos que enalteçam essas curvas com formas semelhantes. Ao invés de escolher um espelho retangular, escolha um redondo. Ao invés de optar por luminárias de chão retas, procure algumas luminárias de mesa que tenham uma forma mais arredondada.

Transforme uma janela curva em um local aconchegante para leitura, adicionando uma cadeira e uma estante de livros ao local.

8. Camada para adicionar profundidade

Uma coisa que costuma faltar em pequenos espaços é a sensação de profundidade, já que há muito espaço para os olhos absorverem. Felizmente, você pode compensar essa profundidade facilmente aplicando camadas no seu design.

Uma ideia é adicionar alguns tapetes para ajudar a encobrir carpetes menos luxuosos. Uma ideia simples como colocar vários cobertores e almofadas na sua cama já pode adicionar mais profundidade.

É importante observar que as camadas não se resumem apenas a colocar um elemento de design em cima do outro. É também criar contraste. Portanto, ao selecionar os itens que você gostaria de colocar em camadas em todo o apartamento, escolha peças com materiais, texturas e padrões variados. Por exemplo, se o seu sofá é muito neutro, escolha almofadas com padrões ousados.

9. Use o design flutuante 

Móveis grandes e volumosos podem fazer com que um pequeno apartamento pareça menor ainda. A incorporação de elementos flutuantes em seu design pode dar uma sensação de amplitude, permitindo que os olhos viajem por todo o espaço, enquanto ainda fornecem a mesma funcionalidade.

Tente usar prateleiras flutuantes no lugar de uma estante de livros. Os móveis com pés costumam ocupar menos espaço do que as que ficam diretamente no chão.

Junte tudo como parte de uma aparência coesa, incorporando um design flutuante à sua decoração. Crie uma exibição no estilo galeria comprando algumas prateleiras flutuantes em tamanhos variados. Em seguida, procure uma variedade de pinturas, fotografias, estátuas e acessórios para preencher o espaço.

10. Organize seu apartamento regularmente 

É natural começar a acumular coisas inúteis depois de viver no mesmo lugar por algum tempo. No entanto, quando se mora em um apartamento pequeno, a confusão é muito mais aparente porque há menos lugares para esconder.

Uma ou duas vezes por ano, faça um esforço para examinar suas posses e reavaliar o que deve ser mantido e o que pode ser descartado. Você ficará surpreso com a quantidade de itens que é desnecessário e como seu apartamento ficará organizado depois de terminar.

Para facilitar a organização você pode dividir por cômodo e fazer aos poucos para não ficar tão cansativo.

Viver em um apartamento pequeno não significa que você precisa abandonar o design de interiores por uma questão de funcionalidade. Você deve tentar encontrar um equilíbrio entre os dois.

Se você tem alguma dica de design relacionada a espaços pequenos, deixe um comentário abaixo.

Fonte: https://freshome.com/2014/07/04/10-things-nobody-tells-decorating-tiny-apartment/

 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

 

 

Deixe uma resposta

Open chat
Posso ajudar?