fbpx

Como instalar rodapé Santa Luzia?

A volta da tendência da Art Déco
2 de janeiro de 2020
designer de interiores
5 Motivos para Contratar um Designer de Interiores
5 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Como instalar rodapé Santa Luzia?

Como instalar rodapé Santa Luzia? Essa é uma dúvida muito comum que recebemos aqui no nosso blog. Pode parecer um verdadeiro desafio mesmo à primeira vista, mas essa é uma tarefa que pode se tornar descomplicada se você souber o passo a passo e os equipamentos necessários para realização da tarefa. Confira abaixo o guia com as dicas de como instalar rodapé Santa Luzia e comece hoje mesmo.

Equipamentos e materiais necessários 

  • Equipamentos de proteção
  • Medidor de nível, metro ou trena e lápis para marcação
  • Serra meia esquadria preferencialmente elétrica
  • Lix
  • Martelo e marreta de borracha
  • Cola ou Super Adesivo Santa Luzia
  • Santa Luzia Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia
  • Cola de contato
  • Pano para limpeza

Métodos de instalação em superfícies de alvenaria 

Se você ainda não souber como instalar rodapé Santa Luzia, saiba que existem variações da instalação de acordo com a superfície que será trabalhada, por exemplo, abaixo está orientação para superfície em alvenaria.

Cola ou Super Adesivo e bucha “T” Santa Luzia:

  • Bucha “T” Santa Luzia
  • Pregos de aço 13×15 sem cabeça
  • Furadeira e broca 6mm para alvenaria e para madeira

Método de instalação em outras superfícies 

Veja abaixo como realizar a correta instalação em superfícies como drywall, gesso, porcelanato e outras superfícies não estruturais.

Super Adesivo Santa Luzia e Fita Dupla Face Santa Luzia:

  • Fita Dupla Face Santa Luzia (12 mm de largura)

acessórios

Acabamentos Finais com Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia após aplicação

Aplicação do Acabamento

1 e 2. Após instalação de todas as barras, aplique massa premium ou calafetador Santa Luzia nos furos e nas juntas.

3. Se necessário, aplique também junto às paredes para eliminar possíveis imperfeições de alvenaria.

4. Com auxílio de um pano úmido remova o excesso do produto.

Quantidade necessária de rodapés

É importante saber as quantidades necessárias de rodapés que foram calculadas para correta colocação

Certifique-se de que a quantidade de rodapés que será utilizada foi calculada com base no perímetro da área de colocação. Para garantir que a quantidade seja suficiente, acrescente 10% na quantidade medida, para compensar os cortes ou possíveis perdas.

Barras PS (Poliestireno) – 2,40m

Certifique-se de que a quantidade de rodapés que será utilizada foi calculada com base no perímetro da área de colocação. Para garantir que a quantidade seja suficiente, acrescente 10% na quantidade medida, para compensar os cortes ou possíveis perdas.

EMENDAS ENTRE BARRAS

1 . Quando for instalar o Rodapé Santa Luzia em uma parede ampla, você poderá unir várias barras. Para isso, corte as extremidades das barras em meia esquadria (ângulo de 45º).

2 . Una as barras de maneira que um corte cubra completamente o outro. Veja na figura abaixo:

EMENDAS EM 90º CANTOS DE PAREDES

1 . Corte as barras que serão usadas na emenda em meia esquadria (ângulo de 45º) a partir da face principal.

2 . Uma das barras deverá ser cortada invertida para que se encaixe na outra. Após executar os cortes, coloque uma barra em contato com a outra no canto para ter certeza de que o ângulo está fechado. Veja na figura abaixo:

ACABAMENTO DE TOPO

Antes de iniciar todos os cortes, deixe as extremidades das barras em ângulos de 90º.

1 . Faça um corte em ângulo de 45º com a barra de rodapé na posição horizontal.

Obs.: A distância do corte deve ser igual à espessura da barra. Veja na figura abaixo:

2 . Guarde o pedaço pequeno que sobrou, que deve ter um lado cortado em 45º e outro em 90º, peça que dará o acabamento de topo. Vire a barra e corte outro lado também em ângulo de 45º, sempre a partir da face principal.

3 e 4 . Una as duas partes cortadas em ângulo com a cola de contato ou Super Bonder®, resistente à umidade.

acabamento de topo

ACABAMENTO DE TOPO DE 45º – CANTO DE PORTA

1 . Faça os cortes com a esquadria em ângulo de 45º, com a barra de rodapé na posição horizontal.

2 . Una as barras de maneira que os ângulos se encaixem perfeitamente.

Canto de porta

MÉTODOS DE INSTALAÇÃO EM SUPERFÍCIES DE ALVENARIA 

COLA OU SUPER ADESIVO E BUCHA “T” SANTA LUZIA

APLICAÇÃO

1 . Preparar a superfície na qual será fixada o produto. É muito importante que as superfícies estejam secas, isentas de poeiras, fungos, massas, gessos e elevações.

2 . Corte um pedaço de perfil com 10 cm para servir de gabarito. No verso do perfil no rasgo existente para o encaixe da bucha, fazer um furo.

3 . Certifique-se que o piso está alinhado, apoie o gabarito no piso e faça a marcação na parede a cada 40cm, através do furo do gabarito.

4 . Fure a parede na marcação e insira a bucha “T” Santa Luzia com o auxílio de um martelo. Posteriormente introduza o prego de aço 13×15 sem cabeça na bucha. Não utilize parafusos.

Obs. 1: Em locais que a parede não pode ser furada (por exemplo, quando há rede hidráulica) pode ser usado um pequeno pedaço de fita dupla face a cada 40 cm com Super Adesivo, evitando a furação.

5 e 6 . Cortar o perfil em 45º conforme a imagem 5. Limpe o verso do perfil removendo todos os resíduos e rebarbas de cortes.

7 e 8 . Aplique dois cordões de Cola ou Super Adesivo Santa Luzia, paralelo ao rasgo no verso do perfil. Perfis acima de 15cm, aplicar no mínimo 3 cordões de Cola ou Super Adesivo Santa Luzia. Em seguida encoste a barra no local a ser fixado e pressione com as próprias mãos até encaixa-la na bucha “T” Santa Luzia.

9 e 10 . Para as emendas das barras, usar uma bucha de forma que fique como um guia para garantir o alinhamento das duas barras, pois ficam apoiadas na mesma bucha. Para minimizar possíveis trincas nas emendas, é indicada a utilização de cola instantânea (tipo Super Bonder®) no topo das barras.

11 . Para melhor acabamento nas junções e entre a parede e as barras siga os passos de “Acabamentos finais com Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia após aplicação” deste manual.

GUARNIÇÕES 

Para guarnições, repita todos os passos. As buchas “T” devem ser fixadas no batente (marco) como na imagem 12.

Obs.: Realize a pintura após a instalação.

MÉTODO DE INSTALAÇÃO EM DRY WALL, GESSO, AZULEJO, ETC 

Para saber como instalar rodapé Santa Luzia de forma que fique bem aderente, você pode seguir nossas orientações abaixo usando o super adesivo e fita dupla face Santa Luzia.

APLICAÇÃO

1 . Preparar a superfície que será fixada o produto. É muito importante que as superfícies estejam secas, isentas de poeiras, fungos, massas, gessos e elevações.

2 . Cortar o perfil em 45º conforme indicação da imagem 2.

3 . Limpe o verso do perfil removendo todos os resíduos e rebarbas de cortes.

4 . Aplique pedaços de Fita Dupla Face Santa Luzia de 4cm com espaçamento entre as fitas de no máximo 40cm.

5 . Aplique dois cordões de Super Adesivo Santa Luzia, paralelo ao rasgo no verso do perfil. Perfis acima de 15cm, aplicar no mínimo 3 cordões de Super Adesivo Santa Luzia.

6 . Agora coloque a barra na posição de instalação e pressione contra a parede. Para um resultado mais eficiente, firme com o auxílio da mão ou de uma marreta de borracha.

7 . Para minimizar possíveis trincas nas emendas, é indicada a utilização de cola instantânea (tipo Super Bonder®) no topo das barras.

8 . Para melhor acabamento nas junções e entre a parede e as barras siga os passos de “Acabamentos finais com Massa Premium ou calafetador Santa Luzia após aplicação” deste manual.

BÔNUS: Instalação de sócalos e rosetas 

1 . Com um pano úmido remova toda a poeira solta da parede e da peça.

2 . Aplique uma camada generosa de Super Adesivo Santa Luzia.

3 e 4 . Coloque a peça bem encostada na parede e alinhe-a ao piso. Pressione bem contra a parede para perfeita aderência das suas superfícies.

5 . Para melhor acabamento nas junções e entre a parede e as barras siga os passos de “Acabamentos finais com Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia após aplicação” deste manual.

Informações de segurança

Para fixação e acabamento – utilizar os equipamentos e produtos de proteção determinados pelos fabricantes dos produtos de acabamento, como massas, tintas, super adesivo e/ou qualquer produto que venha ser utilizado. Cuidados mínimos exigidos para o trabalho com furadeiras elétricas.

Para o corte – Utilizar óculos de segurança ou protetor facial, máscara para pó e protetor auricular. Cuidados mínimos exigidos para o trabalho com serras elétricas.

Como limpar? 

Os produtos de limpeza indicados são: detergente neutro, água sanitária diluída (acima de 50% diluída em água) e álcool etílico.

Para os produtos com acabamento em Hot Stamping, utilizar apenas detergente neutro e água. A aplicação deve ser feita de modo a não permitir que estes produtos fiquem em contato direto por um tempo superior a 10 minutos. A limpeza dos produtos deve ser feita com o auxílio de tecido ou esponja macia.

Ambiente de aplicação 

Os produtos não são indicados para a utilização em ambientes em que tenha a incidência direta da radiação solar, pois pode causar alterações no mesmo.

Este produto pode ser utilizado em ambientes úmidos, pois o mesmo não sofre alterações quando exposto a umidade.

A aplicação destes produtos é indicada para ambientes com temperatura inferior a 50°C, lembrando que qualquer variação de temperatura submeterá os produtos a uma dilatação térmica conforme apresentado no item 2.1 deste documento.

Perguntas frequentes 

Qual serra é indicada para cortar os rodapés Santa Luzia? 

A melhor opção é a serra meia esquadria de 12 polegadas elétrica. Com ela é possível cortar todos os nossos rodapés entre as larguras de 3cm até 20cm.

É normal os rodapés derreterem no corte? 

Não. Isso pode ter acontecido por duas razões: corte lento ou a serra não estava devidamente afiada. Os rodapés Santa Luzia devem ser cortados rapidamente e com precisão. O tempo de atrito da lâmina com o produto deve ser o menor possível e a serra deve estar bem afiada.

Qual é a lâmina ideal para cortar o rodapé?

A mesma lâmina utilizada para cortar madeira, com 96 dentes, que permite maior durabilidade da afiação. Lâminas com número menor de dentes também podem ser utilizadas.

Posso pintar o rodapé?

Verifique qual é a linha do rodapé que você adquiriu. Algumas linhas de rodapés Santa Luzia chegam ao mercado com acabamentos especiais, como a coleção Black, Aluminium, Reserva, Natural, Oxi, Colors e Inova Uber, que não devem ser pintadas. Já os rodapés das demais linhas, como a Inova, Reforma, Clássica e a Moderna, são produtos acabados que podem ser pintados.

Os rodapés brancos da Santa Luzia precisam ser lixados antes de pintar? 

Depende. Os rodapés, rodatetos, guarnições e rodameios acabados não precisam ser lixados caso seja utilizada tinta à base de solvente. Porém, se preferir tinta à base de água, recomendamos uma pré-lixada (lixa 800) para fosquear o brilho do produto.

Qual massa pode ser utilizada para fazer o acabamento nas emendas? 

Além da Massa Premium e Calafetador Santa Luzia, você pode utilizar silicone branco à base de água, massa acrílica tipo tapa tudo da Renner e tapa furo da Resicolor. Se utilizar silicone branco à base de água, é preciso pintar a calafetação junto com os rodapés para evitar amarelamento.

O rodapé pode ser instalado somente com a bucha T ou a fita dupla face Santa Luzia? 

Não. A função da bucha e da fita dupla face é fixar o rodapé até que a cola seque totalmente. Com o tempo, o rodapé sem cola ou silicone pode soltar da parede.

Pode ser instalado somente com a cola Santa Luzia ou cola Super Adesivo Santa Luzia? 

Sim. Desde que na parede não existam imperfeições que causem o descolamento. Se não for utilizada a bucha de fixação, recomenda-se o uso de algum anteparo para pressionar o perfil durante a secagem da cola Santa Luzia.

Qual a cola recomendada para a instalação? 

Indicamos a cola Santa Luzia ou Cola Super Adesiva Santa Luzia.

Leia também esses outros artigos:

O passo a passo de instalação foi útil para você? A sua dúvida sobre como instalar rodapé Santa Luzia foi respondida? Se tiver qualquer pergunta entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar ou conte com nossos instaladores profissionais!

 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

 

 

Deixe uma resposta

Open chat
Posso ajudar?