Como decorar sua casa com boiserie Santa Luzia?

filetes Santa Luzia
Onde instalar filetes Santa Luzia?
15 de fevereiro de 2021
rodapé Santa Luzia
Tudo que precisa saber sobre rodapé Santa Luzia
16 de abril de 2021
Exibir tudo

Como decorar sua casa com boiserie Santa Luzia?

Criadas na França entre os séculos XVII e XVIII, as boiseries atravessaram os séculos. Pensando nisso a Santa Luzia resgata para os dias de hoje, seu charme e beleza, agregando novas tendências para o século XXI.  Como a boiserie Santa Luzia já vem pronta, pode ser utilizada para criar painéis decorativos nas superfícies, acabamentos em portas, dentre outras opções.

São simples de instalar, mas necessitam de atenção na hora de distribuí-las na superfície desejada. Não existe regra, porém os mínimos detalhes farão toda a diferença. Confira dicas de como decorar sua casa com boiserie Santa Luzia.

Função e materiais da boiserie 

Além da sua característica estética, as boiseries também têm a função de trazer isolamento acústico e térmico extra às paredes. Isso sem falar no charme e elegância que favorecem os ambientes. 

Antigamente era tradicional a boiserie de madeira, mas hoje são muitos os materiais como gesso, cimento e poliestireno. O gesso e cimento são voltados para projetos personalizados, já se você busca praticidade pode adquirir produtos em poliestireno que já vem em modelos pré-definidos que facilitam muito a decoração, sem fazer sujeira ou quebrar parede durante a aplicação.

A boiserie Santa Luzia nesse material é um dos preferidos justamente pela facilidade da fixação e seu ótimo custo com relação às outras opções. São aplicadas diretamente sobre as paredes e fixadas como uma moldura que traz muito mais beleza com um toque clássico. 

Saiba também sobre o rodapé em poliestireno da Santa Luzia nesse artigo! 

Onde usar boiserie Santa Luzia? 

Por mais que tenha um aspecto clássico, isso não significa que a boiserie Santa Luzia só possa ser utilizada para projetos nessa pegada. Cada vez mais os arquitetos e designers de interiores experientes vêm fazendo composições diferentes para trazer mais inovação aos seus espaços. 

Devido às suas infinidades de modelos e cores é possível utilizá-los em decorações modernas. O recurso da pintura se encaixa muito bem nessa proposta, pois as cores fortes em boiseries trazem um destaque a mais, sem sobrecarregar as paredes e oferecendo mais alegria aos espaços. O uso de duas cores ou a combinação com papel de parede ou outros revestimentos também pode ser um recurso para quem deseja ambientes mais despojados.

O estilo clássico remete mais à arquitetura francesa, com as molduras formando quadros nas paredes. Já o estilo contemporâneo é mais livre e as paredes podem ser revestidas num estilo ripado, em que as lâminas de madeira formam frisos, revestindo toda a parede. Algumas ideias de onde instalar podem ser quartos, sala de estar ou jantar ou até mesmo uma área gourmet. 

Preciso de um profissional para instalação? 

O modelo escolhido – largura e espessura -, assim como desenho da aplicação e posição das molduras, deve ser feito por um profissional, através de um projeto de interiores e de detalhamento – pois todo o charme, elegância e personalidade que as peças imprimem dependem do seu desenho e proporção. 

Porém, caso você já tenha um conhecimento prévio de decoração, você mesmo pode fazer o cálculo dessa proporção, pois a instalação realmente é muito fácil. Veja abaixo como instalar:

 

Pode aplicar boiserie em espaços pequenos? 

Essa é uma dúvida comum, uma vez que esse tipo de painel pode roubar alguns centímetros que fazem toda a diferença em espaços mais compactos. Por isso, em áreas muito pequenas é melhor não exagerar no uso desses recursos, use o bom senso. Nesse artigo você encontra dicas de decoração clássica para apartamento pequeno que podem ser de grande ajuda!

 

Qual cor devo pintar a boiserie Santa Luzia? 

A cor é uma escolha totalmente pessoal e dependerá da sua intenção de projeto. Ela pode ser branca, mais clean ou mais ousada com alguma cor forte. Você pode considerar pintar da mesma cor do teto ou da mesma cor da parede, para criar uma decoração monocromática com relevo. Os tons pasteis são muito elegantes também e nunca saem de moda. 

Dicas finais 

Tirar as medidas pode parecer trabalhoso, mas é fundamental para que a instalação fique correta e não falte material. Por isso, é necessário medir bem as peças e fazer a marcação na parede antes de instalá-las.

Outra questão na hora de tirar as medidas é fazer o corte adequado. Para formar a moldura, será necessário fazer um corte nas pontas em ângulo de 45°, assim as peças se encaixam.

Uma dica super importante é se optar pelo estilo clássico utilizar boiserie Santa Luzia apenas em espaços simétricos, uma vez que armários embutidos e móveis planejados podem atrapalhar a simetria do espaço. Agora se a ideia for usar em ambiente contemporâneo, tudo é válido.

 

Achou bacana esse conceito? Confira as boiseries da marca Santa Luzia que temos disponíveis à pronta-entrega aqui!

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Os comentários estão encerrados.

    Open chat
    Posso ajudar?