Tudo que precisa saber sobre rodapé Santa Luzia

boiserie santa luzia
Como decorar sua casa com boiserie Santa Luzia?
15 de março de 2021
decoração casa de praia
12 Dicas de decoração casa de praia
11 de maio de 2021
Exibir tudo

Tudo que precisa saber sobre rodapé Santa Luzia

O rodapé Santa Luzia é um dos mais vendidos do Brasil e isso se deve à sua alta resistência, qualidade e variedade de produtos. Nesse guia traremos tudo que precisa saber sobre eles, como material de fabricação, os tipos de coleções disponíveis, dicas de decoração, como instalar e como conservar para aumentar sua durabilidade. Confira!

Material do rodapé Santa Luzia 

Os rodapés de poliestireno reciclado (EPS, ou mais conhecido como Isopor®) Santa Luzia são sustentáveis e podem ser instalados em qualquer tipo de superfície/paredes.

Os perfis são 100% ecológicos e sustentáveis, pois são provenientes da reciclagem do ISOPOR®, que depois de reciclado são utilizados 96% desta matéria-prima para fabricação de novos produtos.

Tipos de rodapé Santa Luzia 

Coleção Black 

rodapé black

A Coleção Black se destaca pelo acabamento preto, muito utilizados na decoração de interiores para ressaltar atributos como jovialidade e personalidade. A cor está frequentemente associada ao poder, elegância e sofisticação.

Coleção Art Dèco 

rodapé art decó

Para celebrar os então 90 anos do estilo, a Santa Luzia lançou uma coleção completa de perfis decorativos sustentáveis inspirada e batizada na Art Dèco. Os perfis saem de fábrica acabados na cor branca, mas podem ser personalizados.

Coleção Moderna 

rodapé moderna

O rodapé Santa Luzia da linha Moderna conta com variedade de perfis, com diferentes superfícies, espessuras e alturas — que vão desde os delicados rodapés de 3 cm, para acabamentos discretos, até os de 25 cm, para ambientes que preferem realçar as paredes. Todos os perfis saem de fábrica acabados na cor branca, prontos para instalar.

Coleção Reforma 

rodapé reforma

Desenvolvida para tornar o processo de obra mais agradável, a Coleção Reforma oferece uma aplicação prática e rápida de rodapé Santa Luzia sem a necessidade de retirar os antigos, independentemente do material. 

A solução é ideal para reformas rápidas, que precisam economizar tempo e dinheiro ao evitar o quebra-quebra de revestimentos.

Coleção Clássica 

rodapé clássica

O estilo que transcende séculos e gerações naturalmente influenciou diversas reinterpretações, como a Linha Clássica de perfis decorativos. A atemporalidade marcante das linhas, frisos e do branco unidas às soluções de aplicação, tornam essa coleção muito apreciada pelos consumidores. 

Coleção Natural 

Rodapé natural

A coleção natural conta com rodapés e guarnições com bases/espessuras de 15 e 18 mm e discretas alturas de 70 e 80 mm. São sete opções de cores de rodapé de 70 mm de altura e seis opções nos rodapés de 80 mm de altura, variando entre tons mais claros, como Marfim e Carvalho Prata, e os mais escuros, como Ipê Escuro e Ébano. 

Coleção Colors 

rodapé colors

O rodapé colorido da linha Colors é reconhecida pelo design inovador pautado nos princípios de economia circular e logística reversa. Oferece novas possibilidades de combinações em cor com pisos, paredes e móveis. 

Pode vir nas seguintes cores: tijolo, vermelho escuro, rupestre, pistache, eucalipto e melodia do mar. A coleção possui, ainda, duas versões de superfície: com detalhe e lisa.

Coleção Inova 

rodapé inova

 

O rodapé Santa Luzia dessa linha é ideal para interiores de paleta neutra, já que cores claras como o branco simbolizam este estilo. 

Os perfis são comercializados na cor branca já acabados, ou seja, estão prontos para serem instalados. São seis modelos de rodapés que alternam pequenos e grandes frisos na superfície, com alturas que variam de 15 a 25 cm, mantendo-se 16 mm de espessura em todos. 

Coleção Inova Uber 

rodapé inova uber

A Inova Uber é um ‘upgrade’ em opções da coleção Inova ao apresentar cores exclusivas e contemporâneas também em rodapés, guarnições, sócalos e rosetas. 

Cada cor está disponível em três tipos de rodapés (15, 20 e 25 cm de altura). Importante lembrar que, neste tipo de perfil, não é recomendado a personalização em cores diferentes do original.

Coleção Oxi 

rodapé oxi

A Santa Luzia oferece perfis alinhados com a tendência na coleção OXI, reproduzindo o natural desgaste metálico da oxidação em quatro cores aplicadas com a técnica de hot stamping: preto, prata, ouro e ouro rosê. A coleção é composta de rodapés de 15 cm de altura.

Coleção Pop Decor 

rodapé pop décor

Unindo o mix de perfis da Santa Luzia mais procurados nas revendas às nuances do cinza, a Coleção Pop Decor é a solução ideal para decorações contemporâneos de paleta neutra, complementando-se suavemente nas tonalidades Titanium e Glacial a móveis, pinturas e outros acabamentos. A linha reúne, entre modelos de superfície lisa e frisada, seis opções de rodapés. 

Coleção Reserva 

rodapé reserva

A Santa Luzia uniu os padrões amadeirados mais nobres do mercado com sua inovadora técnica de fabricação, que transforma resíduos de Isopor® em perfis decorativos de alto padrão para a coleção Reserva. 

Com cinco opções de cores, a coleção se distribui entre rodapés que simulam a textura e nuances da madeira como Ipê Escuro, Maple, Ébano e Cumaru, além do tradicional efeito (Pátina).

Coleção Aluminium 

rodapé aluminium

A nobreza dos tons metalizados repercute no décor e na moda há anos, mas recentemente ganhou opções de acabamento para não se restringir apenas às tintas e móveis. 

É a aposta da coleção Aluminium, que reproduz no rodapé Santa Luzia o desejado brilho desses metais preciosos. Os perfis possuem 10 cm de altura e podem ser usados para outros fins decorativos como rodatetos, rodameios ou até criar as clássicas boiseries.

Dicas de decoração 

Você pode considerar escolher o rodapé embutido, que fica rente à parede, servindo, de forma natural, como uma sequência aos revestimentos. Como não têm nenhum sobressalto, sua instalação é feita junto ao revestimento.

Apesar de não ser muito usado, ele confere uma elegância especial à estrutura. Pode ser discreto ou chamativo, conforme o revestimento selecionado no momento de aplicar.

O rodapé sobreposto é outra opção interessante e é muito utilizado como elemento decorativo em residências. É muito comum que seja utilizado em combinação com o revestimento e podem ser até pintados para equilíbrio e harmonia do décor.

O rodapé invertido é outro alternativa muito moderna. É um tipo de rodapé mais incomum, contudo é um modelo ousado. Ele se ajusta em decorações minimalistas ou com estilo industrial. 

Para realçar o rodapé, recomenda-se a utilização de uma cor diferente da parede e do piso, mas que faça parte do ambiente. A cor branca costuma combinar com tudo e, por isso, sempre é um coringa. Os rodapés que têm cores mais claras realçam paredes com tons e cores mais escuras.

Se estiver em dúvida sobre as cores de rodapé que combinam melhor com sua decoração, leia nosso artigo. 

Como instalar? 

A Santa Luzia possui diferentes modelos de cores e designs de rodapé. As barras possuem 2,40 metros e são fáceis de instalar. Para realizar a instalação você precisará de:

  • Serra elétrica
  • Super Adesivo Santa Luzia
  • Aplicador de cola
  • Fita dupla face Santa Luzia
  • Estilete
  • Flanela
  • Massa premium Santa Luzia

 

Você deve fazer o corte em 45° do lado do rodapé que ficará no canto da parede. Em seguida, cole as fitas dupla face na parte de trás. Destaque a proteção das fitas e aplique o super adesivo na parte de cima e embaixo do rodapé Santa Luzia.

Certifique-se que a superfície esteja limpa e seca. Cole o rodapé diretamente na parede, fixando bem. Na outra barra também faça o corte em 45°, repita o processo de colagem da fita adesiva e o super adesivo e cole na parede até ficar bem encaixado.

Aplique a massa premium por cima do rodapé para dar o acabamento e para finalizar use a flanela e retire os excessos. 

Confira nosso artigo com o passo a passo de como instalar rodapé Santa Luzia!  Se preferir veja o passo a passo no vídeo abaixo: 

Como conservar? 

Importante ressaltar que o rodapé Santa Luzia exige certa manutenção, pois acumulam poeira e, portanto, a limpeza periódica é muito necessária. O indicado é realizar a limpeza dos rodapés uma vez por mês, especialmente os brancos, para que fiquem mais conservados e bonitos por mais tempo. 

Você pode retirar o pó com aspirador e utilizar ma escova para retirar excesso de poeira. Se não tiver um aspirador você pode utilizar uma vassoura com cerdas macias para não danificar o material. Em seguida, basta passar um pano úmido. Não é necessário e nem indicado utilizar nenhum produto químico no uso. No máximo um detergente neutro. 

Uma dúvida muito comum que recebemos é se o rodapé branco suja muito. No nosso artigo informativo explicamos tudo sobre isso e trazemos dicas de como limpar. 

O guia foi útil e sanou suas dúvidas? Se interessou por algum modelo? Entre em contato e conheça as opções que temos disponíveis à pronta entrega!

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Os comentários estão encerrados.

    Open chat
    Posso ajudar?