fbpx

Quando Usar Rodapé Colorido Na Decoração?

revestimento santa luzia
Multilinha: Revestimento Santa Luzia Chega Para Inovar Decoração
24 de junho de 2020
ripado de madeira
Onde colocar ripado de madeira?
12 de agosto de 2020
Exibir tudo

Quando Usar Rodapé Colorido Na Decoração?

Se você procura inovar e criar uma atmosfera mais criativa pode investir em rodapé colorido para decorar um cômodo.

O rodapé serve para dar o acabamento final e tanto pode contrastar com pisos e paredes ou causar sensação de continuidade dependendo da intenção do projeto. De qualquer maneira, ele traz mais harmonia e faz total diferença para o décor de uma casa ou apartamento.

Quem quer fugir um pouco do clássico e do convencional, pode deixar de lado o rodapé branco e começar a explorar outras possibilidade de cores e texturas. O rodapé colorido é uma dessas opções que traz muito mais estilo e ousadia para qualquer projeto!

Por Que Escolher Rodapé Colorido?

Rodapé

Antes a ideia era sempre usar o rodapé da mesma cor da parede ou com a mesma textura do piso. Ou combinando com as guarnições e portas, mas não existe uma regra a ser seguida.

Você pode criar composições inusitadas e irreverentes, que criem contraste e conversem entre si, sem ficar brega. Ao escolher utilizar um rodapé colorido para decorar um espaço, você certamente está tomando uma decisão de trazer um ponto de destaque e mais vibração ao cômodo. 

Nesse caso, vale a pena pensar em utilizar rodapé colorido, ou com efeito metalizado, rodapé iluminado, rodapé invertido, que é aquele dá a sensação de que a parede está flutuando.

Quer uma dica de composição muito legal? Misture diferentes materiais como: piso de madeira, parede de cimento e rodapé colorido.

Outras combinações são possíveis, basta você deixar a criatividade falar e se permitir outras misturas improváveis, mas incríveis!

Onde Usar Rodapé Colorido? 

rodapé colorido

O rodapé colorido fica muito bacana em espaços maiores, em que busca-se dar um destaque incrível, sem sobrecarregar. Agora, se o piso for muito desenhado contrabalance com um rodapé mais discreto. O mesmo acontece com uma parede com revestimento colorido. Branco ou cores neutras são boas escolhas, nesses casos.

A guarnição da porta deve ser um pouco mais profunda do que o rodapé. Se precisar esconder desníveis, use um sócalo entre eles. O sócalo fica bacana quando é um pouco mais alto do que o rodapé. Seu uso é perfeito em ambientes mais clássicos.

Ao decidir utilizar um rodapé colorido para a decoração, lembre-se que ele precisa ter uma cor diferente do piso e da parede, mas uma cor que exista igual em alguma parte do ambiente. Por exemplo se as molduras de um quadro forem verdes, você pode escolher a mesma cor para o seu rodapé, ou em um tom mais claro ou escuro.  

Pode utilizar em absolutamente qualquer cômodo, desde uma sala de estar, um quarto, até mesmo uma sala de leitura ou cozinha, fica lindo!

Confira algumas opções de rodapés coloridos, aqui

Qual Tamanho de Rodapé Escolher? 

O tamanho e altura do rodapé depende de algumas questões, como o tamanho do ambiente. Por exemplo, grandes espaços combinam bastante com rodapés mais altos, de 15 cm pra cima, pois trazem imponência e luxo. Também podem ser utilizadas cores mais fortes e ousadas.

Já espaços menores pedem mais discrição, com rodapés menores que não achatem o ambiente. O mesmo vale para espaços com muitos objetos e móveis. Nesses casos, utilize rodapés menores e com cores mais discretas que podem trazer sensação de amplitude do cômodo e não sobrecarregar espaços. Em ambientes pequenos e/ou baixos use rodapés menores (7 a 10 cm) que podem ser da mesma cor da parede ou do piso.

Apesar de ser uma opção mais  barata e prática em geral, o rodapé não precisa ser igual ao piso ou guarnição nem em cor nem em material. Só é preciso que o conjunto seja harmônico em cor e estilo.

E então, pensa em utilizar o rodapé colorido na decoração? Compartilhe essas informações nas redes sociais!

Leia também esses artigos do blog:

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

Os comentários estão encerrados.

Open chat
Posso ajudar?