Painel Ripado: tudo o que você precisa saber e dicas de como fazer o seu!

rodapé santa luzia 457
Conheça o Rodapé Santa Luzia 457
17 de setembro de 2021
Exibir tudo

Painel Ripado: tudo o que você precisa saber e dicas de como fazer o seu!

Certamente, o desejo e grande desafio de quem precisa decorar um ambiente é encontrar uma forma de trazer mais beleza, sofisticação e identidade aos cômodos, utilizando materiais de alta qualidade.

Fazer isso não é uma tarefa fácil, nem mesmo para decoradores, mas felizmente o painel ripado surge nesse contexto como uma excelente solução.

Para saber tudo sobre esse revestimento e entender como ele pode dar mais originalidade ao seu projeto, leia esse artigo até o final!

O que é painel ripado?

O painel ripado é uma estrutura composta por ripas que são encaixadas uma ao lado da outra, geralmente com pequena distância entre elas, criando um efeito de repetição uniforme.

É uma ótima opção para quem deseja fugir do convencional e substituir as paredes lisas, sendo ideal tanto para ambientes internos, quanto externos.

Onde instalar?

O painel ripado é uma peça curinga que combina facilmente com diferentes estilos de decoração e pode ser integrado a diversos ambientes.

Você pode utilizá-lo no teto, nas paredes, cabeceiras de cama, balcões, como divisórias, painel de televisão, para criar um belo jardim vertical ou um hall de entrada de tirar o fôlego. Enfim, sua imaginação é o limite!

Confira o artigo Onde colocar ripado de madeira? para saber mais sobre os locais indicados para instalação.

Como fazer um painel ripado?

Há diversas opções de painéis ripados no mercado, produzidos a partir de diversos materiais como madeira, MDF, MDP, EVA, poliestireno ou pinus. Mas, se você preferir pôr a mão na massa e fazer o seu próprio painel, aqui vão algumas dicas para te ajudar:

Criar o painel não é tão difícil quanto parece, porém é preciso fazê-lo com muita atenção para que ele não fique torto ou irregular. 

O primeiro passo é decidir qual material usar e o quanto você está disposto a gastar. Opções como Imbuia, Freijó e Cumaru garantem um ótimo acabamento, porém, por serem madeiras nobres, possuem o custo mais elevado. O MDF, MDP e EVA são fáceis de encontrar e possuem preços mais acessíveis. Há também as opções sustentáveis, como o poliestireno e o pinus de reflorestamento, sendo este segundo o mais em conta.

Após escolhido o material, caso você não tenha comprado já cortado, você precisará medir corretamente a estrutura de sustentação e as ripas para fazer os cortes. Nessa fase você pode usar um nível para garantir mais precisão.

O passo seguinte é fazer as marcações com um lápis do lugar exato em que as ripas deverão ser fixadas. É importante que o distanciamento entre elas seja uniforme, ou seja, nenhuma deve ficar mais ou menos espaçada do que a outra.  

Você pode optar por incorporar o painel na parede e depois fixar as ripas nele ou, invertendo a ordem, fixar as ripas no painel para depois adicionar a estrutura completa na parede. 

Para fazer essa união você pode utilizar um super adesivo ou parafusar o painel. É indicado o uso de um verniz à base de água para melhorar o acabamento e proteger o material.

Não deixe de conferir o artigo Painel Ripado: Vantagens e Como Instalar e assistir os vídeos abaixo para entender melhor como fazer o seu próprio painel ripado.

Por que escolher um painel sustentável?

A Santa Luzia possui painel ripado disponível em dois tipos de materiais, ambos sustentáveis: um deles é o poliestireno, que é uma espécie de isopor, e a outra opção, ideal para quem faz questão de usar madeira, é a pinus reflorestada cultivada em fazendas próprias da Santa Luzia.

Durante o processo de manufatura do ripado proveniente de pinus, os nós da madeira são mantidos, resultando em um acabamento impecável.

Além disso, os painéis sustentáveis da Santa Luzia são práticos e fáceis de instalar, basta um super adesivo, fita dupla face, réguas e medidores. O mais importante é que, além desses benefícios, você ainda contribui para a preservação do meio ambiente e decora com consciência ecológica!

Como combiná-lo na decoração?

O painel ripado, por si só, já combina com diversos tipos de decoração. Mas por ser um revestimento extremamente versátil, você ainda pode personalizá-lo da forma que preferir para harmonizar perfeitamente com o ambiente.

É possível optar por fazer um painel mais espaçado ou agrupado, vertical ou horizontal, vazado, pintado ou ainda com luzes ou fitas de LED para dar mais personalidade aos projetos.

Quais são as vantagens do painel ripado?

Além de dar originalidade aos projetos, o painel ripado deixa qualquer ambiente mais elegante e sofisticado, proporciona a sensação de amplitude, agrega valor ao imóvel, oferece conforto térmico e ajuda no isolamento acústico dos ambientes.

Somado a isso, ele também pode ser usado para dividir espaços integrados, auxiliar na sustentação de acessórios ou esconder a fiação aparente.

Exemplos de ambientes decorados com painel ripado para você se inspirar

1- Painel ripado no teto

Para os entusiastas, sem dúvidas, essa é uma das aplicações mais deslumbrantes!

2- Painel ripado na sala de estar

É melhor forma de deixar a sua sala ainda mais charmosa e elegante.

Painel Ripado

3- Painel ripado com luzes

Ótima ideia para impressionar a todos com um design sofisticado e moderno.

4- Painel ripado pintado

Acrescentar cor ao painel garante um visual ainda mais único e encantador ao seu projeto!

5- Painel ripado em lavabo

O uso desse revestimento em lavabos é, no mínimo, surpreendente!

Painel Ripado

6- Painel ripado em banheiro

A escolha perfeita para trazer mais beleza e requinte ao espaço.

filetes Santa Luzia

7- Painel ripado como divisória

Os melhores resultados vêm da união da beleza com a funcionalidade!

ripado de madeira

Seja qual for o estilo de decoração que mais te agrada, a Santa Luzia possui a solução ideal para você: painéis ripados bonitos, práticos, sustentáveis e de ótima qualidade. Acesse nosso site e confira!

Se você se interessa por temas como esse, confira alguns artigos relacionados: 

Por que escolher revestimento sustentável para parede?

Multilinha: Revestimento Santa Luzia Chega Para Inovar Decoração

Acessórios para revestimento: o que é necessário para instalar?

5 Motivos Para Usar Produtos Sustentáveis na Sua Construção

 

Comments are closed.

Posso ajudar?