Ao reformar ou construir uma casa, chega em um momento que é importante pensar na escolha das cores de rodapé para instalação. Geralmente essa é uma das etapas finais já, uma vez que os rodapés exercem função também decorativa.
Seja simples, clássico ou mais moderno, o rodapé além de trazer um recurso a mais de proteção à parede, também traz um toque final estético muito interessante. Se você está pensando em dúvida se escolhe rodapé branco, uma cor mais ousada ou algo intermediário, esse artigo pode te ajudar a fazer a escolha certa, que harmonize com seu ambiente e ainda traga mais beleza para os seus cômodos. Confira!
Linha Clássica da Santa Luzia
O branco clássico funciona bem para acabamentos lisos e também para estilos decorativos mais elaborados. É ótimo com paredes brancas ou coloridas, então é realmente a melhor opção, por não ter erro e ser uma escolha muito popular.
Pode ser uma excelente maneira de amarrar vários estilos de moldagem, e não vai lutar contra detalhes históricos como vitrais, então tudo se harmoniza.
Quando combinados com paredes e detalhes coloridos, os acabamentos brancos se tornam um ponto focal arrojado, bem como uma moldura para destacar cada cômodo além de não sobrecarregar o espaço.
O rodapé branco também é ótimo para atenuar uma cor forte, seja das paredes ou outros itens decorativos colocados no ambiente. As guarnições em branco também podem combinar.
Combinado com uma cor de parede neutra, o acabamento branco destaca os tons ao redor para que as paredes não pareçam sem vida, ao mesmo tempo que traz um leve toque moderno. Também é uma boa opção em um espaço com muita madeira, pois mantém o visual contemporâneo ao invés de rústico.
Escolha rodapé branco se:
Você quer destacar o tom sutil das paredes neutras;
Você quer trazer equilíbrio para paredes ousadas;
Você quer uma decoração mais discreta;
Você quer trazer mais destaque para sua mobília;
Você não tem certeza de qual cor escolher, essa cor não tem erro.
Leia nosso artigo também sobre rodapé branco suja muito para saber se a manutenção desse rodapé é complicado.
Linha Moderna da Santa Luzia
Quando o rodapé colocado é em tom neutro, ele imediatamente dá um certo apelo sofisticado e imponente. Utilizar um rodapé desse tipo como acabamento final é perfeito para criar ambientes mais charmosos sem ser ousado demais.
Embora a aparência seja um tanto tradicional, você pode usar móveis mais modernos ou clássicos para adicionar mais personalidade aos ambientes. Como você pode ver na foto acima, por exemplo, o rodapé é discreto, mas a poltrona tem característica vintage. O tapete também traz um charme a mais, além de combinar com o rodapé.
O acabamento neutro funciona especialmente bem com um teto colorido, então considere usar a mesma cor no alto em uma sala onde você deseja uma sensação mais íntima, como uma sala de estar ou sala de jantar.
Escolha rodapé neutro se:
Você adora um visual que equilibra elementos tradicionais e modernos;
Você quer trazer uma sensação autêntica em uma casa antiga;
Você deseja destacar portas ou janelas sem tocar nas paredes brancas.
Linha Colors da Santa Luzia
Guarnições e rodapés coloridos e ousados podem ser parte de um visual eclético. Como o acabamento geralmente tem uma área de superfície relativamente pequena, pintá-lo em um tom divertido como verde, rosa ou azul celeste adiciona um toque de vida e personalidade.
Essa opção pode ser colocada em uma única parede, usada como revestimento, como na imagem acima, ou como rodapés mesmo para dar um toque divertido e jovial. Nesse caso, pode ser uma extensão da parede, quando usado da mesma cor.
Dependendo da cor, pode até criar um ambiente mais romântico e intimista, principalmente quando colocado em um quarto, escritório ou sala de leitura/biblioteca.
Escolha um rodapé colorido se:
Você deseja adicionar mais vida às paredes;
Você quer um visual peculiar, eclético ou único;
Você tem armários coloridos em uma cozinha e deseja combinar com a sala.
Linha Natural da Santa Luzia
Os rodapés que imitam madeira podem ser rústicos e modernos, dependendo do tom escolhido. De qualquer forma, ele adiciona mais textura, o que pode fazer um ambiente parecer acolhedor, mesmo sem muitos elementos decorativos.
Os rodapés estilo madeira costumam ser uma extensão da cor do piso, mas podem variar um pouco em tom e ainda assim combinar perfeitamente, já que os tons se complementam naturalmente em uma espécie de tom sobre tom ou degradê.
Combinar armários de cozinha de madeira com acabamento em madeira cria a sensação de que este elemento natural está integrado em todo o espaço, criando uma sensação de consistência e um charme rústico.
Uma pequena guarnição de madeira em uma janela é excelente para aquecer um espaço que é frio, como uma cozinha branca ou banheiro (especialmente se você não quiser adicionar cortinas).
A madeira também fica ótima com cores de parede que já adicionam calor, como um bordô. Ambos possuem tons avermelhados, então a falta de contraste faz com que os dois elementos pareçam se encaixar naturalmente.
Escolha rodapé cor de madeira se:
Você deseja adicionar um elemento da tonalidade da madeira, mas não quer pisos de madeira;
Seu espaço precisa de um pouco de textura extra;
Você adora um visual rústico ou você quer trazer um contraponto.
Linha Black da Santa Luzia
O acabamento em preto é definitivamente marcante, mas atemporal, então, ao contrário de outras cores ousadas, você não precisa se preocupar se esta escolha ficará desatualizada rapidamente.
Mais do que o acabamento branco, o acabamento preto da coleção black emoldura cada porta ou janela como uma imagem, para um apelo estético incrível. O acabamento em preto é mais clássico quando combinado com acabamentos simples, como piso de madeira e paredes claras.
Por mais imponente que seja a cor preta, ainda é possível encontrar um equilíbrio. Pintar apenas os acabamentos inferiores (rodapés) de preto e escolher rodatetos brancos, da cor da parede, ancora o ambiente enquanto deixa o teto flutuar para um apelo arejado.
Como alternativa, pintar apenas os rodatetos de preto emoldura o teto, destacando detalhes como bela iluminação e outros recursos. Essa tática funciona bem com portas de madeira escura, pois ambas têm uma riqueza profunda, tornando as portas menos rígidas para manter o visual equilibrado ao invés de ultramoderno.
Escolha rodapé preto se:
Você quer um visual dramático que seja clássico e sofisticado;
Você deseja contrastar pisos ou armários de madeira;
Sua decoração neutra, precisa de algum recurso para trazer mais personalidade ao ambiente.
Linha Aluminium da Santa Luzia
Tratar a guarnição com um acabamento brilhante é uma ótima maneira de destacar sutilmente as paredes, enquanto mantém uma paleta limpa.
Uma ideia é usar uma cor de tinta consistente para paredes, teto e guarnições, usando um acabamento fosco para paredes e um acabamento acetinado para guarnições. Esses detalhes combinados com a iluminação certa trazem mais beleza ao ambiente.
Como você pode observar na foto acima foi utilizado um rodapé na cor ouro. O dourado combinado com o rosa das paredes e cortinas trouxe mais luxo ao cômodo. Como você pode ver, o rodapé também foi utilizado como revestimento para criar um pequeno espaço aconchegante. Se você quiser também pode utilizar esse recurso e criar molduras em espaços inutilizados ou exclusivamente decorativos.
O que achou das dicas de cores de rodapé? Qual deles gostou mais? Veja também nosso artigo com tendências de rodapés modernos para usar em casa ou empresa.